segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Dia Mundial da Diabetes e Dia Mundial do Não Fumador


Assinalam-se esta semana duas datas importantes na área da promoção da saúde, o Dia Mundial da Diabetes - 14 de novembro e o Dia Mundial do Não Fumador - 17 de novembro.




O Dia Mundial da Diabetes foi "criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.
(...) O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro. (...)Todos os anos se celebra o dia com a organização da Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. "Mulheres e diabetes - nosso direito a um futuro saudável" é o tema para 2017.

Símbolo do Dia Mundial da Diabetes

Símbolo da diabetes: círculo azul
O círculo azul é o símbolo que representa a diabetes e, logo, que está relacionado com a comemoração mundial dedicada à conscientização da doença.
O símbolo contempla o significado do círculo e da cor azul. Ambos representam a união de todo o mundo com um objetivo: encontrar a melhor forma de lidar com a diabetes.

Objetivos deste dia

As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.
Para as pessoas que sofrem de diabetes as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento sobre ela. Através da compreensão da doença torna-se mais fácil prevenir as suas complicações.
Isso porque cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado. 670 mil milhões de dólares são gastos por ano em custos de saúde com a diabetes."
In https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-diabetes/
17 de novembro assinala-se o Dia Mundial do Não Fumador.
"A data visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. É assim um dia de reflexão mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fumar.


Atividades do Dia Mundial do Não Fumador

Rastreios gratuitos e ações de prevenção e sensibilização dos malefícios do tabaco são alguns dos eventos organizados no Dia Nacional do Não Fumador.
Neste dia pode desafiar-se a deixar de fumar. Também pode desafiar um amigo a deixar de fumar consigo. Quem fumar menos por dia e for o primeiro a deixar de fumar ganha.
O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. Ele é uma das causas principais do cancro do pulmão, da doença pulmonar obstrutiva crónica e da doença cérebro-vascular, por exemplo.
Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos factores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores.
A Comissão de Trabalho de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia refere que 75% dos jovens portugueses não fumam."
In https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-nao-fumador/




Sem comentários:

Enviar um comentário