sexta-feira, 24 de novembro de 2017

1 de Dezembro - Dia Mundial de Luta contra a SIDA



Aproxima-se o dia 1 de dezembro que procura relembrar a luta contra a Sida. Socorremo-nos dum texto extraído do site http://www.positivo.org.pt/o-que-e-o-vih-sida para divulgar alguma informação acerca desta doença.

"A palavra SIDA significa síndroma da imunodeficiência adquirida, em caso de deficiência do sistema imunitário, as defesas do corpo humano diminuem em relação ao aparecimento de agentes patogénicos. Uma deficiência avançada no sistema imunitário pode conduzir ao desenvolvimento de doenças graves ou mesmo à morte.
O aparecimento simultâneo de diferentes sintomas de doenças é chamada síndroma em medicina. A Sida é a consequência tardia de uma infecção pelo VIH (vírus da imunodeficiência humana) é por isso que falámos de síndrome de imunodeficiência humana adquirida.
Uma infecção pelo VIH evolui em diferentes estádios, prossiga e os estádio do sistema imunitário é fortemente deteriorado, onde doenças graves e letais como tumores podem desenvolver-se.
Uma infecção pelo VIH/SIDA não pode ser curada, no entanto, graças ao melhoramento das terapias médicas, existem fortes possibilidades que uma deficiência imunitária já adquirida fique latente, ou se a terapia já começou há algum tempo o seu aparecimento seja retardado por diversos anos. Em algumas pessoas infectadas pelo VIH, o progresso médico levou a um aumento bastante considerável da esperança de vida (conferir terapias combinadas).
Uma infecção pelo VIH é e continua a ser, no entanto uma doença mortal.

De onde vem o VIH?

Algumas espécie africanas de macacos são portadores de um vírus muito parecido ao do VIH o VIS (vírus da imunodeficiência dos símios). É provável que o VIH tenha nascido da mutação ou modificação genética espontânea deste vírus dos macacos.
A transmissão aos homens deve ter acontecido por volta dos anos 30 e depois o vírus propagou-se. Mas somente quando os sintomas habituais começaram a ser observados na América no início dos anos 80, até então estes sintomas eram muito raros, é que o novo síndroma começou a ser despistado.
O vírus VIH1 foi descoberto 1983/84, pouco depois provou-se a existência do vírus VIH2, os dois vírus e os seus sub-grupos , ou sub-tipos apresentam características especificas e aparecem sob formas diferentes conforme os continentes, contudo os meios de protecção são os mesmos para um ou outro tipo.

Como se transmite o VIH?

O VIH pode se transmitir de um indivíduo para o outro através de relações sexuais não protegidas, troca de seringas e agulhas aquando o consumo de drogas por via endovenosa e de mãe para filho durante a gravidez, no momento do nascimento e durante o aleitamento.

Detectar uma infecção de VIH

Um teste ao VIH permite confirmar ou excluir a contaminação pelo vírus da SIDA, em geral os resultados só são fiáveis após 3 meses da exposição ao risco (conferir teste ao VIH).

O VIH como ameaça

A SIDA continua a gerar mitos e crenças infundadas e a conduzir à descriminação e à exclusão. É por esta razão que é preciso informar, acabar com os preconceitos e encorajar o apoio e a ajuda (leia a secção VIH/SIDA e a sociedade)."

Vê o vídeo elaborado pelo MedUBI Núcleo De Estudantes de Medicina da UBI



Sem comentários:

Enviar um comentário